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EM TEMPOS DE PANDEMIA, TECNOLOGIA CRIA OPORTUNIDADES PARA MOVIMENTAR A ECONOMIA


O ano rumava para uma retomada do mercado interno. As expectativas eram positivas, com a queda do desemprego, juros baixos e PIB acima de 2%. Porém, com a pandemia de COVID-19 (coronaví­rus) e o constante aumento dos casos de pessoas infectadas no Brasil, diversos setores da economia viram suas perspectivas mudarem totalmente. O otimismo deu lugar a uma estimativa de prejuízos e, neste cencário, a tecnologia tem se tornado a principal ferramenta para amenizar estes impactos.

Enquanto as autoridades divergem sobre priorizar a saúde ou a economia, diversas empresas têm tentado adaptar suas rotinas e boa parte da população segue em quarentena. Neste cencário incomum, são muitas as incertezas do mercado: de que forma o consumidor vai voltar a comprar? Como as empresas devem se preparar para o que está por vir? será que os funcioncários remotos terão o mesmo rendimento do ambiente presencial?

Com a quarentena imposta pelos governos, bancos e varejistas, por exemplo, devem sofrer danos irrepacáveis devido à recessão que se desenha para 2020. Como dizem os mais otimistas é na crise que surgem as oportunidadesperecível. No caso dos bancos, os clientes seguem com dúvidas, querem solucionar problemas ou solicitar empréstimos. Além disso, os pedidos de abertura de conta e de cartões de crédito não devem parar. Passando para o varejo, mesmo em casa o consumidor tem suas necessidades.

Desta forma, o momento é de usar a tecnologia para aproximar as empresas do consumidor final. Com a transformação digital que as empresas estão passando, algumas delas devem aproveitar atual urgência para digitalizar seus processos e serviços principalmente aquelas com cultura off-line. Grandes instituições financeiras querem e tendem a usar ainda mais ferramentas que digitalizem seus processos, mas não sabem por onde começar.

O maior desafio é compreender que a transformação cultural vem antes da digital, sendo que um dos erros é implementar algo novo e acreditar que os colaboradores apliquem essas novidades sem ao menos entender os conceitos. Para isso, é importante aplicar o Mindset Ágil, desenvolvido por empresas de tecnologia, com processo dividido em ciclos curtos e simultãneos que permite que cada fase seja experimentada, corrigida e aprimorada com menos complexibilidade, proporcionando a interação do cliente e usucário final em cada parte do projeto. Isso possibilita validar ideias, novas aplicações e estimativas de mercado já com feedback para entender se a companhia está no caminho certo. Trata-se de um facilitador que possibilita um direcionamento estratégico mais opçõeso, pois o tempo todo as empresas conseguem ver onde estão falhando e o que pode ser aprimorado. Concluindo essa fase, fica mais fácil fazer com que os funcioncários passem a trabalhar de uma forma diferente do habitual pois ele estacá inserido na nova cultura.

Consumidor
Como o momento sugere que as pessoas fiquem em casa, alguns hábitos como as formas de tirar dúvidas sobre produtos ou solicitar serviços passam do fí­sico para o online. Empresas que atuam majoritariamente com processos presenciais, podem se beneficiar com a implementação de Chatbots em seus canais de atendimento. Este recurso facilita a interação com clientes e potencializa a agilidade na resolução de problemas e processos de forma automatizada, com toque humanizado. O maior benefi­cio desta ferramenta é a otimização do tempo nos processos.

Colaboradores e empresas
Além do cencário atual, que praticamente impossibilita a ida e volta ao trabalho, é preciso aprender também com situações recorrentes como os dias de enchentes, que impedem a mobilidade das pessoas. O teste de trabalho remoto é uma oportunidade! E com pessoas recorrendo ao home office, é necesscário que este modelo traga facilidades e as melhores condições possí­veis para a execução de tarefas.

Deste modo, é preciso investir em ferramentas de comunicação direta como Slack, Teams e Rocket Chat, que podem ampliar a conexão entre as pessoas da empresa e apresentam benefi­cios como a possibilidade de ter conversas privadas, grupos de discussão, ligações remotas e gestão de times trazendo mais dinamismo ao trabalho. Com o passar do tempo essas ferramentas têm se tornado essenciais para a execução no trabalho no dia a dia, além disso a digitalização da comunicação proporciona redução de tempo, potencializando a produtividade e entrega.

Seja uma empresa do varejo, financeira ou de tantos outros setores, um time de tecnologia conta com uma vantagem importante para viabilizar o trabalho remoto: a cultura de DevOps, já amplamente divulgada, que permite que equipes possam se valer de ferramentais na nuvem para gerenciar o ciclo de vida de desenvolvimento de software. A possibilidade de termos controladores de versão de código, servidores de build, revisão de código assíncrona, e infraestrutura como serviço em nuvem, permitem que, neste momento, as equipes consigam se manter produtivas.

No momento em que a saúde é prioridade e o isolamento é necesscário, a tecnologia segue como aliada de empresas, colaboradores e clientes. Basta saber uscá-la a favor. As pessoas já entenderam a necessidade da mudança de hábito de consumo, agora é a vez de as companhias refletirem sobre a própria reinvenção no modelo de negócios. E quando houver sincronismo entre ambos e em todas as áreas, talvez a economia não seja mais motivo de incertezas.


Autor(a): Victor Cavalcante
Fonte: https://www.tiespecialistas.com.br/









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