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Honestidade e Lealdade nas RELAÇÕES PROFISSIONAIS!

Você sabe quais são as diferenças entre honestidade e lealdade? Uma pessoa honesta é aquela que é justa e virtuosa. E uma pessoa leal é aquela que cumpre as promessas que faz e que é fiel. Essas parecem características básicas para qualquer ser humano, não é mesmo? Porém, esses conceitos ainda devem ser lembrados pela cultura organizacional de cada empresa. Saiba mais!

O que é ser honesto em local profissional?
Ser honesto no ambiente de trabalho não diz respeito apenas a não roubar ou não prejudicar a carreira do outro colaborador. Ter essa virtude significa realizar suas atividades com excelência, além de não mentir e enganar o outro, respeitar os colegas de trabalho, não repassar informações confidenciais e usar todo o seu potencial em prol do crescimento da empresa. Um profissional honesto é bem visto no meio corporativo, transmite confiança, constrói sua credibilidade, tem um bom marketing pessoal e é fundamental para o sucesso da corporação.

O que são ações desonestas
Infelizmente, ainda é grande o número de condutas desonestas no meio corporativo. É importante que o colaborador saiba detectá-las para que elas possam ser extintas e não atrapalhem a evolução do negócio. Agora é hora de conhecer o outro lado da moeda! Leia a seguir alguns exemplos de desonestidades no ambiente de trabalho. Assim, você já sabe que é bom ficar longe! Veja:

Usar o tempo que deveria ser dedicado ao trabalho para acessar as redes sociais pessoais; Lanchar além do horário permitido;
Prolongar conversas com os colegas de trabalho sobre assuntos pessoais;
Conversar sobre a vida profissional ou pessoal de outros colaboradores;
Usar o telefone corporativo para resolver problemas pessoais;
Trabalhar com preguiça e de forma desatenta às atividades, entregando um trabalho incompleto ou ineficiente;
Utilizar os recursos da organização em benefício próprio, tais como a impressora ou o veículo corporativo;
Apresentar atestado médico falso para faltar ao trabalho;
Não agir de acordo com a missão estabelecida pela empresa;
Descumprir com o Código de Ética estabelecido pela organização;
Repassar documentos e informações de nível confidencial para profissionais externos.
E com certeza você deve saber mais alguma ação desonesta que não está na lista acima!

Descubra qual é a relação entre honestidade e lealdade
A cultura organizacional da empresa deve valorizar a honestidade em seus processos, pois ela é capaz de aumentar a produtividade e aprimorar o relacionamento entre colaboradores e empresa.

Para que a honestidade exista no meio profissional, ela deve ser praticada não apenas pelos colaboradores, mas pela corporação como um todo. Nesse sentido, é importante que exista uma comunicação transparente entre os colaboradores de diversos níveis, fazendo com que eles sintam que possam confiar na gestão e nos proprietários. Atos de honestidade geram mais honestidade.

Quando o colaborador é honesto, ele se torna leal à organização, honra seus compromissos, age de maneira sincera e justa, é educado com os colegas de trabalho, colabora com a construção de um ambiente favorável e positivo, respeita a opinião do outro e tem facilidade para trabalhar em equipe.

Como estimular as características positivas dos colaboradores
Pessoa querida, é importante saber que não é possível tornar uma pessoal leal ou honesta. Essas são características que cada um constrói ao longo da vida de maneiras diferentes. Por isso, é essencial que os profissionais de recrutamento e seleção estejam prontos para identificar tais virtudes no momento da entrevista, antes da contratação.

Para isso, é fundamental investir na educação contínua dos colaboradores deste setor, que geralmente, está dentro da área de recursos humanos. Apesar de não ser uma tarefa fácil, não é impossível.

O autoconhecimento, o autodesenvolvimento e a inteligência emocional. Esses três pilares são essenciais para formar um profissional preparado para ser a melhor versão de si mesmo. 

O autoconhecimento é o exercício mais profundo de sabedoria pessoal. Com ele, o indivíduo é capaz de entender quais são os seus pontos positivos que podem ser ainda mais desenvolvidos para que se tornem ainda maiores. Também irá compreender quais são as características positivas que podem estar escondidas e que só precisam de combustível para serem despertadas. Além disso, o exercício do autoconhecimento traz a ênfase dos pontos chamados de negativos, pois precisam ser reavaliados. É nesse momento que você irá entender se esses itens são realmente sabotadores ou se eles podem ser transformados para algo bom.

O autodesenvolvimento é a prática da constante evolução. Com isso a busca para estabelecer que o progresso é um processo que acontece no dia a dia, portanto, precisa ser trabalhado com a mesma frequência. Basta correr atrás da educação contínua por meio de cursos complementares, cursos online, pós-graduação, especialização, leitura, escuta ativa de outros profissionais e muito mais. O importante é entender a obrigatoriedade que qualquer profissional tem que é de estar sempre atualizado dentro do próprio setor e áreas adjacentes. Mais do que isso: ler e estudar sobre outras áreas também para aprender temas novos. Vale lembrar que esse passo rumo a evolução será sentido tanto dentro do trabalho quanto fora.

A inteligência emocional é o ponto de partida para qualquer profissional que deseja se destacar no mercado, pois ela ensina sobre autocontrole e uso de habilidades nos momentos corretos. Essa aprendizagem desenvolve  a importante análise estratégica e o essencial profissionalismo.

É interessante salientar que esse item só é possível que o autoconhecimento e o autodesenvolvimento estiverem sendo trabalhados ao mesmo tempo, do contrário os pilares ficam soltos e não consegue se ajudar. Por isso, é tão essencial:

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