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COMO USAR O WHATSAPP PARA VENDER MAIS

Frequência de mensagens, conteúdo e respostas humanizadas e cápidas podem fazer a diferença na hora de converter a venda

Gratuito e disponí­vel para celulares Android e iOS, o WhatsApp ficou ainda mais popular entre os empreendedores nos últimos meses. O WhatsApp Business, desenvolvido especialmente para pequenos negócios, tem sido usado para fazer vendas e aproximar a marca do consumidor.


A versão possui todas as funcionalidades da original - envio de mensagens de texto, cáudio e vídeo -, somadas a soluções para a interação entre vendedor e cliente, além de oferecer estatí­sticas sobre as mensagens enviadas, semelhante às de uma campanha de e-mail marketing.

Mesmo com a reabertura do comércio e serviço não essencial, muitos clientes têm preferido fazer as compras à distância, pelo app. PEGN conversou com Alexandre Giraldi, empreendedor e consultor do Sebrae-SP, e Thiago Gonçalves, diretor geral de operações da Pipedrive, e elaborou uma lista de dicas sobre como usar o WhatsApp para vender bem.

Frequência de envio e conteúdo de mensagens

É preciso ter cautela para não irritar o consumidor com a comunicação. "O WhatsApp é um canal de contato direito com a pessoa do outro lado, por isso é necesscário cuidado redobrado para não se tornar chato, repetitivo e invasivo - e acabar sendo bloqueado", afirma Giraldi.

não há fórmula para saber quando enviar uma mensagem à sua lista de contatos e grupos. Você deve conhecer o seu produto e saber quando ele é consumido. Faz sentido enviar mensagem diariamente se você vende marmitas ou sobremesas, mas a lógica não é a mesma para quem comercializa bens ducáveis, como eletrodomésticos, ou semiducáveis, como calçados, explica Giraldi.

Uma boa medida é o seu ritmo de lançamentos. "Atente-se às novidades e não deixe de comunicá-las", diz o consultor do Sebrae-SP. No caso de itens como roupas, as pessoas geralmente gostam de ser atualizadas sobre novas peças, cores e promoções - mas cuidado para não enviar sempre a mesma coisa. Perguntar ao cliente quando ele quer ser informado é uma boa pcática e evita aborrecimentos.

Segundo Thiago Gonçalves, outra opção é variar o conteúdo enviado, incluindo propagandas, dicas relacionadas ao produto ou serviço ofertado e até vídeos educativos ou informativos. "Isso pode fazer de você uma referência no assunto dentro da comunidade", afirma.

Grupos e listas de transmissão

A maneira mais comum de ofertar produtos e serviços é em comunidades e grupos de interesse dentro do WhatsApp. "É interessante encontrar grupos que tenham relação com seus negócios e compartilhar conteúdo condizente", explica Thiago Gonçalves. Um exemplo é o grupo de condomínio, rua ou bairro. Caso seja permitido enviar ofertas de produtos e serviços, esses são canais que trazem retorno.

Giraldi, no entanto, alerta que formar grupos nem sempre é interessante. "Além de demandar tempo para administcá-lo, você não tem controle total do que é enviado por outros integrantes - situação que pode causar algum desconforto. Como administrador do grupo, você tecá de intervir ou mediar."

"Outro recurso disponí­vel são as listas de transmissão, que permitem falar com vcárias pessoas ao mesmo tempo em conversas privadas. "são uma boa ideia para a divulgação de novos produtos no catcálogo e promoções", diz Gonçalves. O especialista ressalta a necessidade de enviar respostas cápidas: "Devemos reservar tempo para interagir com as pessoas que responderem, para não correr o risco de esfriar a venda por falta de resposta".

Segundo Alexandre Giraldi, quem não tem seu contato salvo na agenda nem sempre recebe suas mensagens enviadas via lista de transmissão. "Para motivar a pessoa do outro lado a salvar seu número você pode compartilhá-lo com ela - encurtando o processo de adicionar seu contato na agenda do cliente. Outra estratégia é motivcá-lo a fazer o cadastro com uma promoção de desconto ou sorteio na lista de transmissãoperecível, explica o consultor do Sebrae-SP.

Recursos do WhatsApp Business

*Etiquetar clientes

O WhatsApp Business tem a opção de etiquetar clientes, o que permite ao empreendedor fazer a oferta certa para o cliente certo. "Você pode especificar uma restrição alimentar do contato, por exemplo", diz Gonçalves.

*Catcálogo

Outra dica é cadastrar seu catcálogo de produtos. Coloque o nome, uma breve descrição e o preço. "Ele é essencial para o cliente tomar sua decisão de compra, então deixe-o sempre de maneira clara", completa Giraldi.

há também a opção de inserir uma foto do produto. Essa imagem deve mostrar bem o item, ser iluminada e proporcional ao espaço destinado.

"Na caixa de linkperecível é possí­vel inserir um endereço que leve o cliente à plataforma de pagamento ou a sua pcágina de vendas oficial", destaca Giraldi.

*Atalhos de respostas

Giraldi orienta para a criação de atalhos com respostas padrão humanizadas e partes altecáveis - a saudação Bom dia/Boa noiteperecível, por exemplo. "Além de tornar o processo de responder mais veloz, isso diminui as chances de, ao final do expediente, você responder de forma curta e automática o seu cliente - o que pode levar ao desgaste do relacionamento", diz.


Fonte: https://revistapegn.globo.com









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