dkolves@dkolves.com.br (51) 3466-2999
Você conhece a D'Kolves Business?­ Clique aqui e saiba um pouco mais sobre nós!

Postagens

Imagem de VOCÊ SABE COMO DECLARAR REDUÇÃO DE SALÁRIO E DE JORNADA NO IR 2021?

VOCÊ SABE COMO DECLARAR REDUÇÃO DE SALÁRIO E DE JORNADA NO IR 2021?

Aproveitando que a Receita Federal divulgou dicas para declarar o IR 2021, vamos esclarecer como declarar o IR após a redução de salário e de jornada ou suspensão de contrato de trabalho no ano passado. Essas dicas para declarar o IR neste ano de 2021, tendo em base que o ano passado houve muitas reduções de salário, de jornada de trabalho, além de ter suspensão de contrato, isso em decorrência da pandemia do COVID 19. 

Lembrando que esta medida foi necessária para amparar os trabalhadores brasileiros durante a pandemia e por isso tem gerado muitas dúvidas relacionadas a declaração de IR 2021. 

Os benefícios que foram pagos no ano passado, 2020, (BEm) Benefício Emergencial de Preservação do Emprego, são considerados tributáveis, logo esses valores precisam ser informados no campo “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. 

Portanto esta ajuda que foi paga pelo “empregador” é isenta, precisando apenas ser preenchida na ficha Rendimentos Isentos e Não tributáveis. 

É importante lembrar que a Receita Federal fez a recomendação que essa expressão “Ajuda Compensatória”  precisa ser colocada na descrição para identificar a natureza dos valores. Ajuda compensatória tem que estar no comprovante de rendimentos fornecido pela empresa, estará no campo de isentos e não tributáveis.

Como é possível verificar os valores pagos como benefício emergencial ou ajuda compensatória? 

Na própria Carteira de trabalho Digital é possível verificar esses valores pagos, basta fazer o download no celular, o aplicativo está disponível para Android  e iOS, para celulares e tablets. "no app CTPS Digital vai estar somente o valor pago pelo governo."

Quem deve devolver o valor do auxílio emergencial?

De acordo com a lei, apenas pessoas que recebem um valor abaixo de R$ 22.847,76 em 2020 teriam direito ao auxílio. Portanto, se você recebeu valores acima deste limite, deve devolver o valor do auxílio recebido. O mesmo acontece se foi um dependente seu que recebeu o auxílio.


Qual é o prazo para a declaração do IR 2021?

O prazo será até às 23h59 do dia 30 de abril de 2021!











Acesse O Portal do Cliente

Acesse o novo Portal do Cliente DKolves, mais rápido, dinamico e eficiente; Basta Clicar no link ao lado.



Fale Conosco

Endereço

Rua Venâncio Aires, 3111 – Niterói
CEP: 92110-000 – Canoas/RS

Telefone

(51) 3466-2999

Endereço

Rua Nilo Dias, 55 sala 01 - Ed. firenze
Gramado/RS

Telefone

(54) 992.683.345