Postagens

BOAS NOTLÍCIAS! PIB EM ALTA NO PRIMEIRO TRIMESTRE.
PIB tem alta de 1,2% no primeiro trimestre de 2021
Dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE
O Produto Interno Bruto (PIB) - a soma dos bens e serviços produzidos no Brasil - cresceu 1,2%, no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os últimos três meses do ano passado. É o terceiro resultado positivo, depois dos recuos de 2,2% no primeiro e de 9,2% no segundo trimestres de 2020, quando a economia recuou 4,1%, afetada pela pandemia da covid-19.
Em valores correntes, o PIB chegou a R$ 2,048 trilhões. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgados hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com a alta de 1,2% no primeiro trimestre, embora ainda esteja 3,1% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do país, alcançado no primeiro trimestre de 2014, o PIB retornou ao patamar do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia.
Os resultados positivos na agropecucária (5,7%), na indústria (0,7%) e nos serviços (0,4%) contribuÃram para a expansão da economia brasileira. A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, observou que esse crescimento ocorreu apesar da evolução da pandemia no país, Mesmo com a segunda onda da pandemia de covid-19, o PIB cresceu no primeiro trimestre, já que, diferente do ano passado, não houve tantas restrições que impediram o funcionamento das atividades econômicas no paísperecível, disse.
Agropecucária
Segundo o IBGE, a alta na agropecucária, foi favorecida pela melhora na produtividade e no desempenho de alguns produtos, sobretudo, a soja, que tem maior peso na lavoura brasileira e previsão de safra recorde este ano.
Indústria
O avanço das indústrias extrativas (3,2%) ajudou a atividade industrial, que também registrou crescimento na construção (2,1%) e na atividade de eletricidade e gás, cágua, esgoto, atividades de gestão de resÃduos (0,9%).
O único resultado negativo ficou nas indústrias de transformação (-0,5%). Todos subsetores da indústria cresceram, menos a indústria de transformação, que tem o maior peso, impactada pela indústria alimentÃcia, que afetou o consumo das famÃliasperecível, comentou a coordenadora.
Serviços
De acordo com o IBGE, os resultados positivos nos serviços, que contribuem com 73% do PIB, ocorreram em transporte, armazenagem e correio (3,6%), intermediação financeira e seguros (1,7%), informação e comunicação (1,4%), comércio (1,2%) e atividades imobilicárias (1,0%). Outros serviços ficaram estáveis (0,1%).
Rebeca Palis afirmou que a única variação negativa ocorreu em administração, saúde e educação pública (-0,6%). não está havendo muitos concursos para o preenchimento de vagas e trabalhadores estão se aposentam, reduzindo a ocupação do setor. Isso afeta a contribuição da atividade para o valor adicionadoperecível, ressaltou.
Consumo
A pandemia influenciou a estabilidade no consumo das famÃlias que caiu 0,1% no primeiro trimestre deste ano, se comparado ao quarto trimestre. No consumo do governo houve recuo de 0,8%.
Segundo a coordenadora, o aumento da inflação pesou principalmente no consumo de alimentos, ao longo do período. O mercado de trabalho ficou desaquecido. Houve ainda redução significativa nos pagamentos dos programas do governo às famÃlias, como o auxílio emergencialperecível, disse, acrescentando, que, por outro lado, ocorreu aumento no crédito para pessoas físicas.
Os investimentos - formação bruta de capital fixo - avançaram 4,6%. ContribuÃram para isso, o aumento na produção interna de bens de capital e no desenvolvimento de softwares, a alta na construção e os impactos do Repetro, regime aduaneiro especial que permite ao setor de petróleo e gás adquirir bens de capital sem pagar tributos federais.
Em relação ao quarto trimestre de 2020, a balança comercial brasileira registrou alta de 3,7% nas exportações de bens e serviços e crescimento de 11,6% nas importações. Rebeca Palis informou que, na pauta de importações, destacaram-se os produtos farmoquÃmicos para a produção de vacinas contra a covid-19, máquinas e aparelhos elétricos, e produtos de metal. Entre as exportações, foram os produtos alimentÃcios e veículo automotores.
Anual
Na comparação anual, no primeiro trimestre, o PIB cresceu 1%, com alta de 5,2% na agropecucária e de 3% na indústria. Os serviços, no entanto, tiveram queda de 0,8%. O motivo, para a coordenadora, é o perfil dos serviços, que em maioria é feito de maneira presencial.
As atividades de outros serviços, que são majoritariamente presenciais, e a administração pública puxaram o resultado dos serviços para baixo. Esse é um setor que ainda sofre os efeitos da pandemiaperecível, analisou.
Nas despesas, houve destaque para os investimentos, com alta de 17%, sendo a maior taxa desde o segundo trimestre de 2010. O consumo das famÃlias registrou queda de 1,7%. A explicação, segundo o IBGE, foram o aumento da inflação e os reflexos da pandemia, que afetaram negativamente o mercado de trabalho, reduzindo o número de ocupações e a massa salarial real. O consumo do governo também apresentou recuo (-4,9%).
Ainda na comparação anual, as exportações subiram 0,8% e as importações 7,7% em relação ao terceiro trimestre de 2020.
Contas nacionais
Conforme o IBGE, o Sistema de Contas Nacionais apresenta os valores correntes e os Índices de volume trimestralmente para o PIB a preços de mercado, impostos sobre produtos, valor adicionado a preços bcásicos, consumo pessoal, consumo do governo, formação bruta de capital fixo, variação de estoques, exportações e importações de bens e serviços. A pesquisa começou em 1988 no IBGE e foi reestruturada a partir de 1998, quando os seus resultados foram integrados ao Sistema de Contas Nacionais, de periodicidade anual.
Fonte: www.administradores.com.br
Postagens

4 PASSOS PARA VENDER ONLINE: COMO COMEÇAR COM RAPIDEZ E ASSERTIVIDADE
Postado em: 07/08/2020

INFORMATIVO JANEIRO DE 2023
Postado em: 12/01/2023

RECOMENDAÇÃO N. 02/2024 – GT DESASTRE CLIMÁTICO
Postado em: 13/05/2024

VOCÊ SABE QUAIS AS VANTAGENS E OBRIGAÇÕES DE UMA MEI?
Postado em: 04/10/2021

DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2022 ESTÁ ALÍ, NÃO DEIXE PARA ÊLTIMA HORA!
Postado em: 01/03/2022

Informativo Fevereiro de 2021
Postado em: 28/01/2021

OPEN FINANCE: O QUE É NECESSÁRIO SABER SOBRE O NOVO MODELO FINANCEIRO DO BACEN!
Postado em: 15/12/2020

EMPRESAS DO SIMPLES NACIONAL COM DÉBITOS DEVEM SE AJUSTAR PARA NÃO SEREM EXCLULÍDAS!
Postado em: 30/11/2022
Acesse O Portal do Cliente
Acesse o novo Portal do Cliente DKolves, mais rápido, dinamico e eficiente; Basta Clicar no link ao lado.