dkolves@dkolves.com.br (51) 3466-2999
Você conhece a D'Kolves Business?­ Clique aqui e saiba um pouco mais sobre nós!

Postagens

Imagem de CONHEÇA A FRASE TÓXICA QUE CONTAMINA A CULTURA DA EMPRESA!

CONHEÇA A FRASE TÓXICA QUE CONTAMINA A CULTURA DA EMPRESA!

Para quem gerencia pessoas, um dos maiores desafios é motivar a equipe e mantê-la focada. Você sabe que, como líder, é seu papel fazer com que todos contribuam e trabalhem juntos, para alcançar o que realmente importa. Não à toa, as empresas gastam muito tempo tentando construir uma boa cultura interna.

Mas como saber se o clima do time está como você imagina? Segundo matéria publicada na Inc., é importante estar atento ao linguajar e às ações da equipe: caso você note que as pessoas se utilizam muito da frase a seguir, pode ser um sinal de que a cultura do ambiente esteja tóxica.


"Não é meu trabalho"

Essa é uma mentalidade bastante comum para vários funcionários, conforme aponta o artigo. Muita gente gosta de ter um papel bem definido, com uma lista de tarefas que podem ser riscadas ao longo do dia. Quem pensa assim acredita que o que está na lista é responsabilidade dela e todo o resto é problema de outra pessoa. Mas o mundo real não funciona desta maneira. É muito cômodo assumir que tal tarefa é problema do outro. É fácil olhar para algo dando errado e pensar: "esse não é meu trabalho".

O fato é que quando há algo que precisa ser feito e você é capaz de fazer, você talvez seja sim o responsável por aquela atividade, mesmo que ache que não seja seu trabalho. Segundo o artigo, se você não sabe como realizar a tarefa, ainda é sua responsabilidade descobrir como fazer ou quem poderia fazer. Imagine se você estivesse fazendo compras em uma loja e pedisse ajuda a um atendente para localizar o que deseja. Se a resposta for: "Esse não é o meu trabalho. Meu trabalho é apenas abastecer as prateleiras", seria uma situação terrível. 

A maioria das pessoas sequer consegue imaginar ouvir essas palavras de um funcionário de uma loja de varejo. Pelo contrário: você esperaria que o atendente desse instruções e indicasse onde encontrar o produto. Isso mostra como cuidar dos clientes é tarefa de todos.


A mesma coisa vale para todos os negócios. Segundo o artigo, não há cultura mais tóxica do que a mentalidade de que algo "não é meu trabalho, então não preciso me preocupar". O problema é que muitas pessoas fazem exatamente isso, mesmo que as palavras soem um pouco diferentes. Quando um cliente se depara com situações em que fica nítido que o funcionário pensa e age desta forma, é comum que ele escolha outra marca da próxima vez, à procura de um atendimento melhor.

Portanto, a lição proposta pelo artigo é bem simples: é trabalho de todos fazer a coisa certa para seus clientes. Seu trabalho, como gerente ou gestor, é garantir que sua equipe nunca use essas quatro palavras tóxicas. É preciso muito cuidado para treinar e motivar o time, fazendo todos entenderem que cuidar bem dos clientes é trabalho de todos.








Acesse O Portal do Cliente

Acesse o novo Portal do Cliente DKolves, mais rápido, dinamico e eficiente; Basta Clicar no link ao lado.



Fale Conosco

Endereço

Rua Venâncio Aires, 3111 – Niterói
CEP: 92110-000 – Canoas/RS

Telefone

(51) 3466-2999

Endereço

Rua Nilo Dias, 55 sala 01 - Ed. firenze
Gramado/RS

Telefone

(54) 992.683.345