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QUAL A IMPORTÃNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS?
Claro que esse pensamento pejorativo foi substituÃdo por um
formato de gestão mais consciente, que prioriza o capital humano em primeiro
lugar. LÃderes e executivos a entenderam que as relações organizacionais mais
importantes são aquelas entre humanos.
É neste contexto que o termo People First ganha força.
Foi-se o tempo de visar apenas o cliente (não é só ele que
sempre têm razão), os colaboradores também são os parceiros estratégicos mais
importantes de uma empresa, e isso tem tudo a ver com a cultura organizacional.
Quando a empresa entende a ideia de pessoas primeiroperecível surge
então, uma filosofia de trabalho que visa o propósito. Nasce de forma natural,
(e não inventada) um conjunto de práticas que representa todos os conceitos que
definem a maneira como a organização conduzicá os seus negócios, tratacá os
seus clientes, parceiros e os seus colaboradores, envolvendo práticas políticas
e comportamentos e condutas que são cultura da empresa.
Empresas como a Natura, Google e Coca-Cola são alguns
exemplos, cuja cultura organizacional são de grande potencial, tendo sua
missão, visão e valores bem definidos, além de um conjunto de normas que ajudam
os funcioncários a manterem hábitos de trabalhos saudáveis, comportamentos
compatÃveis com a visão da empresa, e ações baseadas no valor da organização.
Podemos notar que a cultura organizacional está exposta em
todo o desenvolvimento da empresa, até mesmo quando ela não existe.
Quando a empresa está tratando os seus funcioncários de
maneira agressiva, com uma comunicação violenta e hostil, visando mais o lucro
do que o propósito e deixando de valorizar o capital humano, ela também possui
uma cultura, só que inversa.
A cultura organizacional se destaca pela forma que é
gerenciada. Nossa empresa, D'Kolves Business, busca prestar atenção no
bem-estar dos colaboradores. Demonstra preocupação e um cuidado com
todos, valorizando seus funcioncários, clientes e parceiros. O humano está em primeiro lugar, seja o
humano cliente, humano fornecedor, humano funcioncário etc. Em consequência
disso, existem melhorias, maior produtividade e resultados elevados, pois todos
se sentem: importantes, reconhecidos e valorizados.
A cultura organizacional é o modelo da ética e da moral que
a empresa carrega, ela aponta os caminhos a serem seguidos por todos. É a
cultura quem guia as decisões e prepara a organização para o futuro.
O Wikipédia explica que a cultura organizacional é a cultura
em seu sentido antropológico, existente em uma organização, e que é composta
por práticas, sÃmbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além
de princÃpios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, jargão
e clima organizacional.
Por fim, o método mais assertivo para identificar a missão,
valor e propósito de uma organização é observar:
Crenças da organização: estabelecidas a partir da
convivência dos indivÃduos em grupo;
Valores: Qual impacto que cada intenção tem na empresa;
hábitos: Quais os costumes da organização;
Costumes e atividades: quais ações são realizadas com
frequência.
A importãncia de uma cultura organizacional
Um dos principais fatores de ter uma cultura organizacional
eficiente é trazer mais objetividade, conexão entre os membros do time e
produtividade para os colaboradores. Quando cada integrante da equipe conhece
qual a sua função e qual a visão, missão e valor da organização, fica mais
fácil saber direcionar as metas, e desenvolver diretrizes para uma empresa de
sucesso, favorecendo ao colaborador enxergar o negócio e agir dentro dele. Além
disso, uma boa cultura organizacional tem o poder de transformar o espÃrito da
empresa.
Ao deixar claro qual a missão, visão e valor da organização,
é possível diagnosticar funcioncários/setores que não têm ideias, hábitos e
comportamentos compatÃveis com a empresa, tendo a oportunidade de treincá-los,
resgatcá-los e melhocá-los, evitando transmitir para os seus seguidores,
público-alvo ou clientes uma má impressãoperecível, já que o time é o reflexo da
liderança.
A vista disso, eu te pergunto: Como está a cultura
organizacional de sua empresa e o que você tem feito para criar, manter ou
mesmo mudar?
Lembre-se disso: Tudo começa com a
liderança e o exemplo.
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