dkolves@dkolves.com.br (51) 3466-2999
Você conhece a D'Kolves Business?­ Clique aqui e saiba um pouco mais sobre nós!

Postagens

Imagem de DIA 5 DE OUTUBRO É COMEMORADO O DIA NACIONAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

DIA 5 DE OUTUBRO É COMEMORADO O DIA NACIONAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

Dia 5 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. E mesmo em meio à crise politica econômica e também a gerada pela pandemia do coronavírus, os pequenos empresários têm se mostrado resilientes.

Sabe-se que o surgimento de muitas empresas se dá por conta do desemprego em alta no país. Muita gente está empreendendo por pura necessidade. Por isso, dizem os especialistas, é importante não glamourizar esse momento, mas abraçar as oportunidades que surgem.

Veja 4 boas notícias do setor.

1- Tudo está em transformação. Aproveite!

As crises, podem ser um catalisador de tendências, se previamente mapeadas.

“Muitos mercados estão em plena transformação, para não falar de revolução, então é momento de arriscar na criatividade e ousar estratégias inéditas para se destacar”... 3 transformações vividas no último ano que são muito boas para as micro e pequenas empresas:

Concretização do‘poly-work’: "O termo descreve profissionais que buscam ou estão abertos a diversos trabalhos e funções em duas ou mais empresas. Isso permite com que pequenos empresários tenham acesso a profissionais antes proibitivos para organizações de pequeno porte”.

Home office: além de promover maior comodidade, confiança e flexibilidade, diminui custos fixos e aumenta o índice de bem-estar de colaboradores que estão livres para trabalhar de onde quiserem, longe do trânsito das grandes cidades, por exemplo.

Espírito mais colaborativo dos consumidores: a pandemia deixou muita gente mais disposta a investir nas pequenas iniciativas e empreendimento locais, fortalecendo as redes de proximidade, com foco nos negócios nativos digitais.

2- Os pequenos negócios estão reagindo mais à crise do que os grandes

“Em grandes crises, as micro e pequenas empresas sempre são as primeiras a sentir o impacto, mas também são as primeiras a se recuperar e, geralmente, são as maiores responsáveis pela retomada dos empregos”.

"Apesar das micro e pequenas empresas ainda não terem recuperado todas as perdas causadas pela pandemia, os empresários estão recompondo suas expectativas para um novo ciclo de expansão". O índice de confiança dessas empresas também está subindo.

3- É hora de ocupar espaços e resolver problemas

Infelizmente, muitos empresários faliram nos últimos anos e isso foi devastador em vários setores. Mas há uma realidade: existem muitos espaços vagos para se ocupar. "É preciso olhar para as oportunidades, estudar muito e não glamourizar o empreendedorismo por necessidade."

O empreendedor tem que tirar o ego da frente e perguntar: ‘como posso gerar algum tipo de transformação para meu cliente? O propósito é gerar mudanças para as pessoas e resolver os problemas delas.

4- Mais criatividade e digitalização.

As empresas menores, sem acesso a crédito, menos digitalizadas e mais frágeis na negociação com fornecedores são as mais impactadas pelas crises. Mas o lado positivo disso é que muitos pequenos negócios foram obrigados a se reinventar.

Eles tiveram que implementar ações como vendas on-line, aceitação de pagamentos digitais, interação pelas redes sociais e uso de novas soluções tecnológicas. Também foram obrigados a repensar a relação com o trabalho, a relação com clientes e fornecedores e, principalmente, a repensar ou reinventar seus negócios.

"É necessário buscar soluções criativas para sobreviver durante os períodos de crises internas ou externas”.

Um exemplo é, pequenos negócios que aderiram às vendas on-line conseguiram reduzir queda no faturamento.
















Acesse O Portal do Cliente

Acesse o novo Portal do Cliente DKolves, mais rápido, dinamico e eficiente; Basta Clicar no link ao lado.