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Saiba como contestar resultado do cadastro do auxílio emergencial
Descubra o que fazer quando o cadastro é considerado inconclusivo
Hoje (27) a vice-presidente de Governo da Caixa econômica Federal,
Tatiana Thomé, apresentou um tutorial sobre os procedimentos que o cidadão deve
seguir para contestar pedidos negados ou retificar informações do auxílio
emergencial.
As pessoas que
tiveram o pedido de auxílio emergencial considerado inconclusivo devem fazer um
novo cadastro no site ou no aplicativo Caixa auxílio Emergencial.
Segundo a vice-presidente de Governo da Caixa, Tatiana Thomé, o pedido
de novo cadastro deve ser preenchido em duas situações: quando o requerimento é
considerado inconclusivo (quando o cadastro não consegue ser avaliado) ou
quando o beneficio é negado. Nos dois casos, o usucário pode corrigir
informações mais de uma vez, mas a ancálise e a liberação do beneficio depende
da Dataprev, estatal de tecnologia que verifica as informações em 17 bases de
dados.
Quem teve o beneficio negado, mas discordou dos motivos, pode contestar
a ancálise no site ou no aplicativo da Caixa. Nesse caso, não é possível
corrigir os dados. Apenas confirmar as informações prestadas e pedir uma nova
ancálise. Diferentemente da apresentação de um novo pedido, a contestação só
pode ser pedida uma vez.
Por que o cadastro
foi considerado inconclusivo?
A vice-presidente da Caixa apresentou a lista dos principais motivos
pelos quais o cadastro é considerado inconclusivo. Entre as razões, estão a
marcação como chefe de famÃlia sem indicação de parentes, não ter informação de
sexo masculino ou feminino nas bases do governo (ou sexo masculino numa base e
feminino em outra) e incorreção no número do Cadastro de Pessoas físicas (CPF)
ou da data de nascimento de pessoas da famÃlia.
Também aparecem como motivos a informação de membros da famÃlia com
indicativo de morte e usucários que declararam membros da famÃlia no primeiro
pedido e não declararam no segundo ou declararam não ser chefes de famÃlia no
primeiro pedido e informaram sustentar a famÃlia no segundo cadastro.
Por que o cadastro
não foi aprovado?
O aplicativo e o site da Caixa informam o motivo pelo qual o pedido foi
indeferido. No entanto, segundo Tatiana, a contestação e a nova solicitação com
retificação de dados só podem ser feitas em quatro circunstâncias: quando o
requerente tem vÃínculo empregatÃcio, casos de morte na famÃlia, recebe algum
beneficio (seguro-desemprego, seguro-defeso ou beneficio da Previdência Social)
ou renda mensal familiar superior a três salcários mÃnimos ou meio salcário
mÃnimo por pessoa.
Caso o aplicativo ou o site informem outro motivo, a contestação ou a
retificação de dados num novo cadastro não podecá ser feita. A vice-presidente
da Caixa explicou que os dados informados pelo cidadão para iniciar o novo
cadastro deverão ser iguais aos da Receita Federal. As últimas versões do
aplicativo permitem o uso de documentos como carteira de motorista, carteira de
trabalho e passaporte para o cadastro. Nas primeiras versões, só era possível
apresentar a carteira de identidade.
A tela de abertura do aplicativo exige CPF, nome completo, data de
nascimento e nome da mãe. Caso o usucário tenha mãe desconhecida nos dados da
Receita, devecá marcar a opção, que aparece no aplicativo. As regras de pedido
e de contestação são definidas pelo Ministério da Cidadania. A Caixa apenas
executa o pagamento.
Como faço para
saber o resultado da minha solicitação do auxílio Emergencial?
1º passo: Acesse aplicativo Caixa auxílio Emergencial ou site e clique
em Acompanhe sua solicitaçãoperecível;
2º passo: Preencher nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe;
Caso o auxílio não seja aprovado, será apresentado ao cidadão o motivo.
Se discordar, pode fazer nova solicitação (para corrigir informação) ou
contestar o resultado.
Para corrigir informações já cadastradas, basta clicar em Nova
solicitaçãoperecível e preencher os dados.
Como faço para
contestar motivo de cadastro não aprovado?
1º passo: Acesse aplicativo Caixa auxílio Emergencial ou site Acompanhe
sua solicitaçãoperecível;
2º passo: Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe;
3º passo: Clique em "Contestação" e confirmar que quer fazer a
contestação. A contestação só pode ser feita apenas uma vez. Serão apresentados
os motivos da não aprovação;
4º passo: Confirme a declaração da veracidade das informações prestadas;
5º passo: Envie contestação vai pra ancálise.
O cidadão pode acompanhar o resultado da contestação no aplicativo ou no
site. Basta clicar em Acompanhe sua solicitaçãoperecível.
O que fazer se o cadastro for considerado inconclusivo?
1º passo: Acesse aplicativo Caixa auxílio Emergencial ou site Acompanhe
sua solicitaçãoperecível;
2º passo: Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe;
Aparececá lista dos provcáveis motivos do cadastro estar inconclusivo.
3º passo: Fazer nova solicitação.
Aguardar a avaliação da Dataprev. Para consultar a resposta, basta
clicar em Acompanhe sua solicitaçãoperecível.
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