Postagens

VOCÊ SABE QUAIS AS TENDÊNCIAS GLOBAIS QUE TODA EMPRESA DEVERIA FICAR DE OLHO?
Vivemos em um estágio acelerado de inovação. Imagine que, em alguns países, já é possível imprimir brinquedos para nossos filhos em uma impressora 3D, programar uma geladeira para disparar pedidos de compras para alimentos que estão em falta, pedalar pelo sul da França num cencário gerado por realidade aumentada sem sair de casa, fazer pagamentos em tempo real em plataformas de mensagem ou por QR Code. Parece ficção cientÃfica, mas é realidade.
Fizemos um levantamento na Visa sobre as principais tendências que, a nosso ver, podem impactar globalmente as relações pessoais e comerciais nos próximos 15 anos. Alguns fenômenos estamos vendo nascer e devem se multiplicar no futuro próximo, outros são projeções baseadas em estudos de especialistas, executivos do mercado e clientes de diversos setores.
Gostaria de compartilhar a seguir alguns caminhos que temos observado em relação a hábitos, avanços tecnológicos e transformações sociais que empresas e pessoas deveriam estar de olho. Nessa ancálise inicial, exploro três pilares: o futuro do humano, do consumo e do dinheiro. Como você vai perceber, os temas estão conectados e se relacionam dentro de um ecossistema maior de inovação.
O objetivo, longe de ser definitivo, é gerar uma discussão e alimentar o debate. Afinal, estamos lidando com previsões feitas com base no mundo atual. E como acabamos de aprender, tudo pode mudar de uma hora para outra.
1. Identidade cada vez mais fluida
Termos como "identidade lÃquida" e "gêneros fluidos" estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Graças a conquistas recentes da comunidade LGBTQIA+ e reivindicações por direitos de equidades, evoluÃmos em temas como diversidade tanto na sociedade quanto nas empresas. Para se ter uma ideia, tem rede social, por exemplo, que possui mais de 70 opções de identidade de gênero para o usucário escolher.
2. Por um mundo com mais propósito
A pandemia nos fez colocar a mão na consciência. E a sociedade pressiona orgãos, empresas e governos a ajustar sua conduta e solucionar problemas globais como desigualdade racial, emissão de gases poluentes, desperdÃcio de alimentos, escassez de cágua, assédio moral e sexual. Movimentos como Black Lives Matter e #metoo são importantes conquistas nesse cencário.
3. Flexibilidade no trabalho e vida nômade
Como vamos trabalhar e viver no futuro? Modelos hÃbridos ganham força em diversas empresas como um meio de garantir o bem-estar das pessoas e adequar a rotina para os desejos da Geração Z. Grandes empresas, como as bigtechs, já começaram a testar, por exemplo, uma jornada de quatro dias de trabalho por semana e viram que a performance e produtividade é equivalente aos cinco dias.
4. Bem-estar acima de tudo
A saúde mental tomou conta da pauta corporativa num movimento que não parece ter volta. As pessoas estão priorizando qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e equilíbrio emocional. E a tecnologia pode ser um potente aliado nessa direção, possibilitando experiências mais convenientes, aproximando as pessoas, gerando novas conexões e nos transportando para novas realidades.
5. Novas conexões, novos relacionamentos
A maneira como nos comportamos e nos exibimos em diferentes redes sociais mudou com o advento de novas plataformas de relacionamento e comunicação. Criamos personas diferentes de acordo com cada ambiente digital, multiplicando nossos perfis e conexões, mantendo nossa personalidade única e nossa condição humana.
6. Metaverse e a expansão do universo
Ferramentas de Inteligência Artificial e realidade aumentada estão derrubando as fronteiras entre o mundo físico e digital e proporcionando uma nova experiência imersiva. O conceito de metaverse promove a interação de diversas pessoas em um ambiente virtual com experiências em 3D que se confundem com a realidade.
7. Conveniência em primeiro lugar
As novas tecnologias estão transformando nosso jeito de comprar e adquirir produtos e serviços. A experiência de compra em redes sociais, os meios de pagamentos sem fricção, a inteligência que prevê o comportamento do consumidor a partir do uso de dados, os serviços on-demand são apenas alguns exemplos dessa revolução que já estamos vivendo.
8. Comércio ubÃquo
já imaginou que, num futuro breve, em vez de comprar, por exemplo, peças de brinquedo para montar para seu filho você podecá imprimir os itens com sua impressora 3D? Ou seja, criar seu próprio produto e consumir à sua maneira, eliminando uma série de etapas em sua jornada de compra.
9. Consumo consciente
Assim como falamos de propósito acima, o consumo atrelado a valores e ética é uma tendência global que começa a ter impacto no Brasil. Empresas estão cada vez mais preocupadas em reduzir a emissão de carbono em suas operações, promover hábitos sustentcáveis em sua rede produtiva e de distribuição e oferecer ao consumidor vantagens associadas a condutas corretas e responscáveis.
10. A desmaterialização do dinheiro
Nossa relação com o dinheiro e os meios de pagamento estão passando por uma grande transformação. Aqui na Visa chamamos de desconstrução do plcástico. O que identificávamos como algo físico virou uma credencial de pagamento digital, que permite transações mais cápidas, seguras e convenientes. O avanço das carteiras digitais, criptomoedas e pagamentos em tempo real são um sinal da evolução constante da indústria de pagamentos, turbinada por soluções disruptivas oferecidas por fintechs e bancos digitais.
Estes são apenas alguns insights que podem auxiliar na visão de futuro da sua empresa. E você, o que pensa sobre o nosso futuro?
Fonte:www.administradores.com.br
Postagens

Controle de MEIs
Postado em: 05/11/2019

não espere; talvez seu negócio não tenha mais tempo!
Postado em: 05/06/2020

INFORMATIVO ABRIL DE 2023
Postado em: 02/04/2023

VOCÊ SABE DO QUE SE TRATA O ART 477 DA CLT?
Postado em: 02/06/2021

VOCÊ SABE QUAIS OS PRINCIPAIS ERROS AO CONTRATAR COLABORADORES?
Postado em: 26/04/2021

SABE COMO BLINDAR SEU PATRIMÔNIO?
Postado em: 09/11/2020

VOCÊ SABIA QUE O PIX PODE AJUDAR A CONTROLAR O FLUXO DE CAIXA DAS EMPRESAS?
Postado em: 07/07/2021

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA MANTER A EMPRESA SAUDÁVEL EM MOMENTO DE CRISE
Postado em: 16/09/2020
Acesse O Portal do Cliente
Acesse o novo Portal do Cliente DKolves, mais rápido, dinamico e eficiente; Basta Clicar no link ao lado.