Postagens

NÃO PAGAMENTO DE IMPOSTOS! INADIMPLÊNCIA OU CRIME?
Vocês já ouviram falar de RFFP?
Esta é a abreviação para Representação Fiscal para Fins Penais, que é um expediente utilizado pela Secretaria da Receita Federal ao detectar a existência de um crime contra a ordem tributária em algum processo.
O que seria crime contra a ordem tributária? E, será que isso me afeta?
A Lei 8.137/90 define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumoperecível situações que suprimam ou reduzem um tributo ou contribuição social, por meio de conduta como omissão, fraudes, falsificação ou alteração, entre outras.
Art. 1° Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas:
1 - omitir informação, ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias;
2 - fraudar a fiscalização tributária, inserindo elementos inexatos, ou omitindo operação de qualquer natureza, em documento ou livro exigido pela lei fiscal;
3 - falsificar ou alterar nota fiscal, fatura, duplicata, nota de venda, ou qualquer outro documento relativo à operação tributcável;
4 - elaborar, distribuir, fornecer, emitir ou utilizar documento que saiba ou deva saber falso ou inexato;
5 - negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação.
Ainda no Art. 1º, há previsão de pena de reclusão de dois a cindo anos, e multa.
Uma reportagem na última semana no Valor econômico, uma decisão sobre o tema me chamou a atenção: o cancelamento de uma investigação determinada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região a qual em relatório, dizia que não se apresentavam indÃcios mÃnimos de crime.
A decisão, como disse, chama a atenção, pois nos casos destas representações (RFFP) é raro que a decisão de interromper o inquérito seja acatada já que tal procedimento está no modo automáticoperecível pelos servidores.
O automático é representado pela existência de um medo velado a inércia em não se comunicar a RFFP causando reflexos no servidor por não se aprofundar no mérito da ancálise da materialidade dos fatos antes da proposição de seu encaminhamento. E por isso o espanto, sendo essa uma decisão muito rara.
Servidores tendem ao processo automático de instaurar inquérito por uma insegurança em eventuais questionamentos futuros sobre a possibilidade de passar panos quentesperecível em alguém.
A importãncia de medidas escritas demonstrando controles explÃcitos pelo empresariado, ampara e inibe futuros aspectos que caracterizam crime de planejamento tributário.
Este assunto precisa estar na pauta dos emprescários, fazendo com que possíveis reflexos na imagem e reputação, seja da empresa ou de seus dirigentes, não venham a dificultar negociações, investimentos, financiamentos, além de desgastes internos e custos envolvidos em pois traz reflexos na imagem e reputação da empresa e de seus dirigentes, além do desgaste e custos envolvidos em ações penais.
Prevenir é o melhor caminho. E prevenção vem através de um Compliance efetivo!
Quer saber mais? Podemos lhe ajudar!
Preencha o formulcário abaixo que nossa equipe entracá em contato.
Postagens

CASES DE EMPRESAS QUE SE ADAPTARAM AO CORONAVÍRUS
Postado em: 21/08/2020

Tudo passa. Você não está sozinho!
Postado em: 03/06/2020

VOCÊ CONHECE A REGRA DOS 10 SEGUNDOS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS?
Postado em: 30/08/2021

MESMO COM RISCOS TRIBUTÁRIOS, PIX É O MEIO DE PAGAMENTO MAIS ACEITO PELOS MEIS
Postado em: 09/02/2024

CAMPANHA DE DOAÇÃO NETOS DO CORAÇÃO
Postado em: 06/10/2020

BOLSONARO SANCIONA LEI DE NEGOCIAÇÃO DE DLÍVIDAS DAS MICRO EMPRESAS
Postado em: 08/08/2020

CRIPTOMOEDAS: CUIDADO! FALTA DE CONHECIMENTO FACILITA OS GOLPES.
Postado em: 11/08/2022

SABIA QUE FALAR MAL DA EMPRESA NAS REDES SOCIAIS PODE LEVAR A DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA?
Postado em: 01/11/2023
Acesse O Portal do Cliente
Acesse o novo Portal do Cliente DKolves, mais rápido, dinamico e eficiente; Basta Clicar no link ao lado.