Postagens
VOCÊ SABE COMO REGISTRAR MARCAS E/OU PATENTES? VEJA ESSAS DICAS.
Pessoas físicas ou jurídicas interessadas em solicitar serviços ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), vinculado ao Ministério da Economia, devem realizar cadastro no sistema e-INPI, que permiticá acesso aos sistemas do Instituto, sendo possível a utilização da conta única gov.br, no caso de usucário cadastrado com o perfil de cliente pessoa física.
Após se cadastrar, o usucário deve gerar a Guia de Recolhimento da União referente ao serviço do seu interesse, a ser paga antes do envio do formulcário com a solicitação do serviço. No link, é possível obter orientações sobre os custos e pagamentos dos serviços e acessar a Tabela de Retribuições completa.
De posse da GRU, é preciso acessar o Sistema de Peticionamento relativo ao serviço prestado pelo INPI e, após a solicitação, realizar o acompanhamento do respectivo processo por meio das publicações da Revista da Propriedade Industrial e do Sistema BuscaWeb.
Marcas
Para solicitar o registro de uma marca, nome ou imagem que identifica um produto ou serviço, os interessados devem acessar o e-Marcas. O registro garante ao proprietcário o direito de uso exclusivo da marca em todo o território nacional em seu ramo de atividade econômica por um período de dez anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Patentes
Para quem cria um produto ou processo inovador, é possível pedir a patente no INPI. Ter a patente significa possuir o direito de impedir terceiros de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar sem o seu consentimento. Existem dois tipos de patente: a de invenção (PI), para novas tecnologias, sejam associadas a produto ou a processo, como um novo motor de carro; e a de Modelo de Utilidade (MU), que se aplica a melhorias funcionais em objetos de uso pcático. Antes de pedir sua patente, é necesscário verificar se ninguém desenvolveu algo parecido com sua invenção ou seu modelo de utilidade.
Também estão entre as competências do INPI o registro de desenhos industriais, indicações geogcáficas, programas de computador, topografias de circuitos integrados e averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia.
Gostou da postagem? Mais informações sobre registrar marcas e patentes? Sabia que nós a D'Kolves Business prestamos esse tipo de consultoria?
então preencha o furmulcária abaixo que nossa equipe entracá em contato.
Postagens
PROFISSIONAIS PREFEREM HOME OFFICE E MODELO AUTÔNOMO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO.
Postado em: 08/11/2021
POSICIONAMENTO COMERCIAL: COMO SUA MARCA É PERCEBIDA PELOS CLIENTES?
Postado em: 06/09/2021
RECONSTRUIR INFORMAÇÕES ÚTEIS PÓS-ENCHENTES. RIO GRANDE DO SUL,14/05/2024
Postado em: 14/05/2024
CLT JÁ PREVÊ EQUIDADE SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES. MAS POR QUE ISSO NÃO ACONTECE?
Postado em: 14/06/2023
ALERTA AOS PEQUENOS EMPRESÁRIOS
Postado em: 31/10/2025
DIA DAS CRIANÇAS
Postado em: 14/10/2020
VOCÊ SABE DO QUE SE TRATA O ART 477 DA CLT?
Postado em: 02/06/2021
A MUDANÇA NA GUARDA DE DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER.
Postado em: 04/08/2025
Acesse O Portal do Cliente
Acesse o novo Portal do Cliente DKolves, mais rápido, dinamico e eficiente; Basta Clicar no link ao lado.
