Postagens
VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE LUCRO REAL E LUCRO PRESUMIDO?
Muitas empresas ficam em dúvida do que escolher: Lucro Real ou Lucro Presumido. Mas, o que poucos sabem é que essa escolha deve ser baseada em um diagnóstico da empresa. Ou seja, é preciso avaliar a realidade fiscal e contábil e ter noção das regras tributárias para definir as aliquotas e o cálculo dos impostos.
Dessa forma, essas opções podem ser realizadas anualmente e a decisão tecá impacto na tributação de cada empresa no período de 12 meses. Assim, escolher um desses regimes tributários pode gerar consequências em diversos tributos como o CSL, PIS, COFINS e IRPJ.
- Alterações no Imposto de Renda devem prejudicar as pequenas empresas
- Prazo de pagamento de PIS/Pasep e Cofins é prorrogado pelo governo
- Governo altera regras do MEI para elevar segurança contra fraudes
- FGTS podecá ser recolhido por meio do Pix em 2021
- INSS confirmou pagamentos de R$100,00 a R$200,00 em 2021
Lucro Real
Primeiramente, com esse tipo de tributo as empresas recolhem os impostos de acordo com o lucro líquido obtido no período determinado. Portanto, um cálculo de subtração é feito entre a receita e as despesas dedutÃveis.
Portanto, o lucro real se baseia no faturamento mensal ou trimestral e age somente sobre o lucro efetivo. Dessa forma, não há como estabelecer os cálculos com base em outros fatores além do lucro efetivo.
Lucro Presumido
Quando se trata de Lucro Presumido, pode-se dizer que é um regime tributário que tem o objetivo de apurar o IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e o CSLL (Sobre o Lucro líquido), baseando-se no lucro da empresa.
Dessa forma, os tributos baseados no lucro não são recolhidos, o que acontece é uma presunção das características da empresa. Portanto, é preciso aplicar uma alÃquota sobre o faturamento.
Quais são as diferenças entre esses dois tipos de tributo?
Diversos empreendedores têm dificuldade de entender quais são as reais diferenças entre o Lucro Real e Lucro Presumido. Além disso, poucos sabem dos impactos dessa decisão na pcática.
Portanto, confira as principais diferenças entre os dois tipos de tributo:
Tributação PIS e COFINS
Nesse caso, dependendo da opção escolhida, Lucro Real ou Presumido, a apuração do COFINS ou PIS pode sofrer uma mudança considecável. Isto é, na forma de calcular o valor do montante total.
No Lucro Presumido, as empresas recolhem o PIS e COFINS através do regime cumulativo, ou seja, não há possibilidade de aproveitar os descontos no momento do cálculo. Assim, as aliquotas são de 0,65% para PIS e 3,00% para COFINS.
Entretanto, no Lucro Real, os empreendedores recolhem através do regime não cumulativo. Isto é, as aliquotas são de 1,65% para o PIS e 7,60% para COFINS. Entretanto, para minimizar essa diferença é possível deduzir algumas das despesas no cálculo de contribuições.
Apuração de IRPJ e CSLL
O valor recolhido do IRPJ e CSLL também varia entre o Lucro Real e o Lucro Presumido. Ainda que esses dois regimes tributários tenham aliquotas iguais, há uma diferença na base do cálculo.
Quanto se trata do Lucro Real, a base do cálculo é o lucro efetivo adquirido durante o período. Vale ressaltar que o cálculo é feito por meio de uma subtração das receitas e despesas. já no Lucro Presumido, determina-se uma porcentagem aplicada sobre o faturamento da empresa.
Obrigações acessórias, o que são?
Primeiramente, vale ressaltar que além da diferença na forma de calcular a tributação, as obrigações acessórias mudam de acordo com a opção escolhida. Dessa forma, é importante ficar atento às obrigações.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais? então entre em contato pelo formulcário abaixo!
Postagens
VOCÊ SABIA QUE RESULTADO FINANCEIRO SÓ VEM COM CULTURA ORGANIZACIONAL SAUDÁVEL!
Postado em: 15/12/2022
ALERTA TRIBUTÁRIO: O FIM DA ISENÇÃO: O GOVERNO AGORA É SÓCIO NOS LUCROS DA SUA EMPRESA!
Postado em: 10/10/2025
PASSO A PASSO PARA CADASTRAR PROCURAÇÕES NO FGTS DIGITAL
Postado em: 15/04/2024
MEI - SAIBA COMO COMEÇAR A VENDER PELA INTERNET!
Postado em: 21/05/2021
Informativo Agosto de 2020
Postado em: 10/08/2020
BOLSONARO SANCIONA LEI DE NEGOCIAÇÃO DE DLÍVIDAS DAS MICRO EMPRESAS
Postado em: 08/08/2020
COMO AUMENTAR O SCORE PARA CONSEGUIR CRÉDITO?
Postado em: 10/02/2022
ATENÇÃO EMPRESÁRIOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL, VOCÊS SÃO O ALVO OUTRA VEZ!
Postado em: 17/06/2024
Acesse O Portal do Cliente
Acesse o novo Portal do Cliente DKolves, mais rápido, dinamico e eficiente; Basta Clicar no link ao lado.
