Postagens
NÓS AVISAMOS! PRONTO... DEU RUIM.
Receita descobre fraude de R$ 154 milhões com o Simples Nacional!
Supostos consultores tributários induziram contribuintes a retificarem declarações, para obter restituição indevida.
A Receita Federal começou a notificar contribuintes do Simples Nacional que fizeram retificação do imposto no período de 01/2018 a 11/2022, para regularização. A medida foi tomada após identificação de fraude de R$ 154 milhões.
As investigações da Operação Retificadora, deflagrada pela Receita, PolÃcia Federal e Ministério Público Federal em outubro de 2022, identificaram supostos consultores tributários que induziram contribuintes do Simples Nacional a retificarem as declarações previamente apresentadas à Receita, para obter restituição indevida dos tributos já pagos, reduzindo erroneamente os valores de PIS e COFINS.
Em decorrência do apurado na Operação Retificadora, contribuintes do Simples Nacional de todo o país, que apresentaram declarações retificadoras, nas quais houve a indicação de tributação monofásica ou substituição tributária para as contribuições de PIS e COFINS, no período de 01/2018 a 11/2022, serão alertados para que verifiquem a legalidade das alterações pretendidasperecível, informou a Receita.
Para que os contribuintes possam fazer a autorregularização, a Receita enviou mais de 4.500 comunicações, desde 15 de fevereiro, por meio do DTE-SN (Domicílio Tributário Eletrônico dos optantes do Simples Nacional).
O contribuinte que receber a comunicação devecá verificar se a incidência da tributação foi declarada de acordo com a legislação e, se necesscário, proceder à correção por meio da retificação do Sistema PGDAS-D e efetuar o pagamento das diferenças apuradas.
Todas as informações necesscárias ao contribuinte estarão na comunicação recebida no DTE do Simples Nacional (DTE-SN), incluindo o Demonstrativo de Receita Bruta Declarada e Valores de Crédito Pleiteados; e orientações sobre o procedimento.
O contribuinte tecá a oportunidade de se autorregularizar até o dia 10 de maio de 2023.
Se precisar de ajuda para esclarecimentos ou refazer de forma correta os lançamentos fiscais, temos uma equipe muito competente para lhe auxiliar!
Preencha o formulcário abaixo e entraremos em contato!
Postagens
MEI: PRORROGADA A OBRIGATORIEDADE DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA
Postado em: 01/12/2022
O CORAÇÃO QUE TRANSFORMA E A GESTÃO QUE SUSTENTA
Postado em: 12/06/2026
COMO MANTER MINHA EMPRESA SAUDÁVEL EM TEMPOS DE INSTABILIDADE?
Postado em: 09/09/2025
COMO AUMENTAR O SCORE PARA CONSEGUIR CRÉDITO?
Postado em: 10/02/2022
QUANDO FOI O ÙLTIMO CHECK-UP DE SUA EMPRESA?
Postado em: 12/04/2021
COM ESSA INSEGURANÇA JURIDICA, VOCÊ SABE PROTEGER SEU PATRIMÔNEO?
Postado em: 09/11/2020
UM NOVO PARADIGMA DO SIMPLES NACIONAL EM 2026 — Parte 3
Postado em: 14/04/2026
5 LIÇÕES INESTIMÁVEIS PARA EMPREENDEDORES DE PRIMEIRA VIAGEM!
Postado em: 16/03/2023
Acesse O Portal do Cliente
Acesse o novo Portal do Cliente DKolves, mais rápido, dinamico e eficiente; Basta Clicar no link ao lado.
