dkolves@dkolves.com.br (51) 3466-2999
Você conhece a D'Kolves Business?­ Clique aqui e saiba um pouco mais sobre nós!

Postagens

Imagem de NEGÓCIOS FAMILIARES: O QUE FAZER QUANDO SUCESSORES PERDEM O INTERESSE?

NEGÓCIOS FAMILIARES: O QUE FAZER QUANDO SUCESSORES PERDEM O INTERESSE?

No mundo atual, a sucessão familiar nas empresas pode ser um assunto complexo e delicado de ser tratado. O assunto pode envolver sentimentos, ressentimentos, desinteresse, falta de autonomia, pressão e altas expectativas por parte de herdeiros e sucessores legais.

Segundo pesquisa realizada pela consultoria PwC (PricewaterhouseCoopers), 75% das empresas familiares no Brasil fecham após serem sucedidas por herdeiros. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nove em cada 10 empresas no país são familiares e o segmento mostra que apenas sete em cada 100 empresas chegam à terceira geração.

Não tenho um sucessor e agora?

Em casos em que a empresa é de apenas um sócio e os herdeiros não desejam assumi-la, algumas estratégias podem ser levadas em consideração, como o partnership. O modelo de negócio pode ser utilizado como uma maneira eficaz de envolver funcionários com bom desempenho a cuidar do futuro da organização.


Outra estratégia que pode ser adotada é a venda da empresa para terceiros. A ação além de garantir um retorno financeiro imediato, também assegura a continuidade das operações, pois a falta de sucessão em empresas familiares pode criar oportunidades para empreendedores que desejam adquirir negócios estabelecidos.

A disposição para a venda também pode garantir a continuidade da empresa e preservar o legado construído ao longo dos anos pelo proprietário.

Em último caso, o encerramento ordenado também pode ser uma alternativa se não houver viabilidade de venda ou continuidade. Assim, a organização pode optar por encerrar suas operações de forma ordenada, liquidando ativos e cumprindo suas obrigações.

As empresas não devem esperar chegar ao apuro para começar a pensar sobre a sucessão empresarial.


“Embora não haja um "tempo" correto definido, é importante considerar a sucessão como uma parte *estratégica do planejamento de longo prazo. Isso permite que a empresa se prepare adequadamente, identifique e desenvolva potenciais sucessores, além de garantir a continuidade do negócio”.

*Nós da D'Kolves Business temos uma equipe qualificada capaz de ajudar neste planejamento a longo prazo e na melhor estratégia para a sucessão empresarial.

Dúvidas preencha formulário abaixo e entraremos em contato. Estamos aqui para ajudar!















Acesse O Portal do Cliente

Acesse o novo Portal do Cliente DKolves, mais rápido, dinamico e eficiente; Basta Clicar no link ao lado.