Postagens
CRÉDITO DO TRABALHADOR: ENTENDA O EMPRÉSTIMO QUE USA FGTS COMO GARANTIA.
Os trabalhadores com carteira assinada agora podem pedir empréstimos usando o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) como garantia, por meio do programa Crédito do Trabalhador. Como funciona o empréstimo com FGTS de garantia?
Desde a última sexta-feira (21), os trabalhadores "CLT" podem pedir os empréstimos. A adesão ao crédito deve ser feita apenas pelo aplicativo CTPS Digital (Carteira de Trabalho Digital)
www.gov.br/carteira-de-trabalho-digital
A partir de 25 de abril, segundo previsão inicial, será possível contratar diretamente dos bancos parceiros.
www.gov.br/carteira-de-trabalho-digital
A partir de 25 de abril, segundo previsão inicial, será possível contratar diretamente dos bancos parceiros.
Trabalhador vai informar quanto deseja tomar emprestado e sistema vai exibir "ofertas". É como se fosse um leilão, em que o empregado vai ter a oportunidade de escolher as condições que forem mais interessantes a ele —desde juros a prazo de pagamento.
Pagamento ocorre mensalmente pelo eSocial, até o limite de 35% do salário. Segundo o governo, isso permite que as taxas de juros sejam inferiores às praticadas atualmente no consignado por convênio. Após a contratação, o trabalhador acompanha mês a mês as atualizações do pagamento das parcelas.
Até 10% do saldo do FGTS pode ser usado como garantia. Também será possível usar 100% da multa rescisória em caso de demissão. No caso de uma troca de emprego, mas ainda no regime CLT, nada muda.
Comitê Gestor das Operações de Crédito Consignado será responsável pela administração do programa. Segundo decreto publicado, o Comitê pode propor regras e até limitar o teto de juros do empréstimo.
Será possível também migrar dívidas mais caras para o novo modelo de crédito consignado. Os trabalhadores que já tem empréstimos com desconto em folha podem migrar o contrato existente para o novo modelo a partir de 25 de abril deste ano. Uma das metas do programa é reduzir o superendividamento.
Essa alternativa pode ser interessante para quem já tem uma dívida, como o rotativo do cartão de crédito. Também pode ser interessante para quem tem débitos pendentes no cheque especial ou um empréstimo pelo CDC (Crédito Direto ao Consumidor).
Na hora de escolher a melhor oferta, observe um campo chamado CET (Custo Efetivo Total): é por esse valor que será possível ter uma ideia se o empréstimo vale a pena ou não.
Dúvidas preencha o formulário abaixo que entraremos em contato:
Postagens
1º DE JULHO MUDA AS REGRAS PARA O TRABALHO AOS DOMINGOS E FERIADOS!
Postado em: 12/06/2025
LOCAÇÃO DE IMÓVEIS E INCORPORAÇÃO! COMO FICA COM A REFORMA TRIBUTÁRIA?
Postado em: 23/10/2025
INFORMATIVO FEVEREIRO DE 2025
Postado em: 05/06/2025
RETOMADA DO CRESCIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA! SERA?
Postado em: 10/12/2020
ATENÇÃO EMPRESÁRIOS! MAQUININHA DE CARTÃO DE CRÉDITO COM CONTA PROTEGIDA
Postado em: 03/07/2024
não espere; talvez seu negócio não tenha mais tempo!
Postado em: 05/06/2020
MEI, ME E SIMPLES NACIONAL: QUAIS AS DIFERENÇAS E QUAL ESCOLHER?
Postado em: 24/11/2023
INCENTIVO FISCAL DOAÇÃO À OSCIP
Postado em: 23/05/2023
Acesse O Portal do Cliente
Acesse o novo Portal do Cliente DKolves, mais rápido, dinamico e eficiente; Basta Clicar no link ao lado.
