Postagens
VOCÊ SABIA QUE A BUSCA POR NOTLÍCIAS BOAS DEPENDE DE NÓS?
No cotidiano, a humanidade se depara com situações das mais inusitadas, muitas delas de felicidades, mas também tantas outras de abatimento que a coloca para baixoperecível, podendo desenvolver processos depressivos. Por motivos incertos, o ser humano absorve melhor os sentimentos negativos e com pouca aderência aquilo relacionado à felicidade.
Os meios de comunicação investem de forma massiva nas matérias de tragédia, porém não é pelo simples fato de que desejam que isso aconteça ainda que muitas vezes fique essa impressão e sim, por ser o que mais vende, isto é, as pessoas sentem-se atraÃdas pelas informações de desgraças.
No período forte da pandemia do Covid-19 foi implantado em minha empresa a pcática de todas as segundas-feiras pela manhã (9h40), reunir os colaboradores no pcátio para divulgar as boas notícias, rezar a oração do Pai Nossoperecível em agradecimento por tudo de bom que aconteceu e cantar o hino nacional para lembrar que o Brasil é nosso e não de algumas poucas pessoas que tentam se apoderar para buscar beneficios para si. O grupo decidiu que nestes encontros semanais nunca serão divulgadas as más notícias. Imaginamos que seria necesscário limitar o tempo ou fazer uma escala de revezamento, pois seriam muitas informações para cada colaborador divulgar. Mas, infelizmente, nos encontros são poucas as pessoas que se propõe falar o que de bom ocorreu naquela semana.
Somos queixosos pelo motivo de que tudo o que é de ruim ficamos sabendo instantaneamente (guerras, mortes, corrupções, roubos etc.) e as boas notícias (fim de uma guerra, um bom acordo que beneficiou a população, a descoberta de um remédio para curar de uma doença) teimam não ter o mesmo espaço e velocidade.
(...) Se não tivéssemos os sentidos para nos ajudar, o raciocÃnio ou a imaginação não chegariam nunca a alguma conclusãoperecível (O pensamento vivo de Galileu, pg. 74). Queixar-se de algo, muitas vezes, é apenas um exercÃcio emotivo que nada traz de concreto para melhorar a situação. Se houver apenas uma opinião e poucas informações, a conclusão será cápida, porém com grande probabilidade de a base de sustentação dessa verdadeperecível ser fágil. Todavia, com a adoção de todos os sentidos, não apenas o emotivo, deve gastar expressivo tempo para raciocinar, pensar, refletir, fazendo com que a imaginação viaje até uma conclusão segura. A audição deve ser explorada sem medo para que, ouvindo argumentações diferentes daquelas que são o seu porto seguroperecível, façam com que tenha mais informações para raciocinar e tomar decisões acertadas.
Experimente fazer o exercÃcio de gastar mais tempo em saber das coisas boas que acontecem diariamente com a humanidade, bem como conversar com os familiares, amigos, clientes, colaboradores e fornecedores sobre algo positivo que aconteceu, pois as notícias boas recebem espaço diminuto nos meios de comunicação, justamente porque poucos a valorizam. O mercado oferta as mercadorias e serviços que tenham demanda, o mesmo acontece nos meios de comunicação.
Gilmar Duarte é palestrante, contador, diretor do Grupo Dygran, autor dos livros "Honocários Contcábeis", Como ganhar dinheiro na prestação de serviçosperecível e Formação pcática do preço de venda para empreendedores do comércioperecível.
Postagens
Como organizar a sua empresa em um cencário econômico desfavocável
Postado em: 04/07/2020
COMO SUA SENHA PODE CAIR EM MÃOS ERRADAS?
Postado em: 16/02/2023
CUIDADO! GOLPES EM NOME DA RECEITA FEDERAL LOTAM E-MAILS NESTA ÉPOCA.
Postado em: 04/05/2022
10 DICAS PARA PEQUENOS NEGÓCIOS SOLICITAREM CRÉDITO
Postado em: 21/05/2020
COMO FICA A CONTABILIDADE NA ERA DO METAVERSO?
Postado em: 30/06/2022
VOCÊ É DISCIPLINADO COM SEU DINHEIRO?
Postado em: 25/08/2022
ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO E TAXAS DE RENOVAÇÃO
Postado em: 12/03/2024
MEI, ME E SIMPLES NACIONAL: QUAIS AS DIFERENÇAS E QUAL ESCOLHER?
Postado em: 24/11/2023
Acesse O Portal do Cliente
Acesse o novo Portal do Cliente DKolves, mais rápido, dinamico e eficiente; Basta Clicar no link ao lado.