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QUAL A IMPORTÃNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS?

 Toda organização é composta por seres humanos, de pessoas para pessoasperecível, e se o líder/empresa não entender, não valorizar ou desconhecer qual a cultura de sua organização, o chamado People First (valorização do humano colaborador, humano cliente, humano parceiro) eles acabarão se sabotando a longo prazo.

 

 Durante décadas, o conceito de lucro acima de tudoperecível prevaleceu nas empresas e na liderança. Os chefes, gestores e líderes do passado, julgavam que a única missão dos funcioncários e de qualquer homem de negócio era obter uma excelente performance e boa desenvoltura econômica, mesmo que pessoas fossem usadasperecível para isso.

 

Claro que esse pensamento pejorativo foi substituído por um formato de gestão mais consciente, que prioriza o capital humano em primeiro lugar. Líderes e executivos a entenderam que as relações organizacionais mais importantes são aquelas entre humanos.

 

É neste contexto que o termo People First ganha força.

 

Foi-se o tempo de visar apenas o cliente (não é só ele que sempre têm razão), os colaboradores também são os parceiros estratégicos mais importantes de uma empresa, e isso tem tudo a ver com a cultura organizacional.

 

Quando a empresa entende a ideia de pessoas primeiroperecível surge então, uma filosofia de trabalho que visa o propósito. Nasce de forma natural, (e não inventada) um conjunto de práticas que representa todos os conceitos que definem a maneira como a organização conduzicá os seus negócios, tratacá os seus clientes, parceiros e os seus colaboradores, envolvendo práticas políticas e comportamentos e condutas que são cultura da empresa.

 

Empresas como a Natura, Google e Coca-Cola são alguns exemplos, cuja cultura organizacional são de grande potencial, tendo sua missão, visão e valores bem definidos, além de um conjunto de normas que ajudam os funcioncários a manterem hábitos de trabalhos saudáveis, comportamentos compatíveis com a visão da empresa, e ações baseadas no valor da organização.

 

Podemos notar que a cultura organizacional está exposta em todo o desenvolvimento da empresa, até mesmo quando ela não existe.

 

Quando a empresa está tratando os seus funcioncários de maneira agressiva, com uma comunicação violenta e hostil, visando mais o lucro do que o propósito e deixando de valorizar o capital humano, ela também possui uma cultura, só que inversa.

 

A cultura organizacional se destaca pela forma que é gerenciada. Nossa empresa, D'Kolves Business, busca prestar atenção no bem-estar dos colaboradores.  Demonstra preocupação e um cuidado com todos, valorizando seus funcioncários, clientes e parceiros.  O humano está em primeiro lugar, seja o humano cliente, humano fornecedor, humano funcioncário etc. Em consequência disso, existem melhorias, maior produtividade e resultados elevados, pois todos se sentem: importantes, reconhecidos e valorizados.

 

A cultura organizacional é o modelo da ética e da moral que a empresa carrega, ela aponta os caminhos a serem seguidos por todos. É a cultura quem guia as decisões e prepara a organização para o futuro.

 

O Wikipédia explica que a cultura organizacional é a cultura em seu sentido antropológico, existente em uma organização, e que é composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional.

 

Por fim, o método mais assertivo para identificar a missão, valor e propósito de uma organização é observar:

 

Crenças da organização: estabelecidas a partir da convivência dos indivíduos em grupo;

Valores: Qual impacto que cada intenção tem na empresa;

hábitos: Quais os costumes da organização;

Costumes e atividades: quais ações são realizadas com frequência.

A importãncia de uma cultura organizacional

 

Um dos principais fatores de ter uma cultura organizacional eficiente é trazer mais objetividade, conexão entre os membros do time e produtividade para os colaboradores. Quando cada integrante da equipe conhece qual a sua função e qual a visão, missão e valor da organização, fica mais fácil saber direcionar as metas, e desenvolver diretrizes para uma empresa de sucesso, favorecendo ao colaborador enxergar o negócio e agir dentro dele. Além disso, uma boa cultura organizacional tem o poder de transformar o espírito da empresa.

 

Ao deixar claro qual a missão, visão e valor da organização, é possí­vel diagnosticar funcioncários/setores que não têm ideias, hábitos e comportamentos compatíveis com a empresa, tendo a oportunidade de treincá-los, resgatcá-los e melhocá-los, evitando transmitir para os seus seguidores, público-alvo ou clientes uma má impressãoperecível, já que o time é o reflexo da liderança.

 

A vista disso, eu te pergunto: Como está a cultura organizacional de sua empresa e o que você tem feito para criar, manter ou mesmo mudar?

 

Lembre-se disso: Tudo começa com a liderança e o exemplo.










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